SGBD
Seus principais componentes são:
Hardware, Software, Tecnologia de Armazenamento de Dados, Tecnologia de Redes e Telecomunicações e Serviços de Tecnologia.
Hardware:
Tecnologia para processamento computacional, armazenamento, entrada e saída dos dados. (mainframe, servidores, computadores, dispositivos móveis de acesso a dados corporativos, etc..)
Servidor, diferenciado para suportar a rede de computadores.
- Mainframe, computador de alto desempenho capaz de processar gigantesca quantidade de dados, utilizado por Bancos, empresas aéreas, órgãos públicos, etc. Apareceram na década de 1960.
Tendências de Hardware
Plataforma digital móvel – celulares, smartphones (iPhone e BlackBerry),
Netbook, iPad entre outros.
Nanotecnologia – Utiliza átomos e moléculas individuais para criar processadores de computadores e outros dispositivos milhares de vezes menores do que os atuais.
Computação em Nuvem – Cloud Computing se refere essencialmente à ideia de utilizarmos, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores.
Software:
É o software que oferece instruções detalhadas para guiar o trabalho do computador. Existem 2 tipos de software:
O software de Sistema: são os que controla e gerencia as atividades do computador (o acesso ao hardware), mais conhecido como sistema operacional, ele aloca e designa os recursos do sistema , provê os dispositivos de entrada e saída (impressoras) e conexões de comunicação. Os sistemas operacionais mais conhecidos para PC´s e servidores são: Unix, Windows, Linux, OS X. Para dispositivos móveis o Android e para computação em nuvem o Chrome OS (Google).
Software:
O Software Aplicativo: São os que “aplicam” o