sga gerdau
A Gerdau foi fundada por Johann Henrich Kaspar Gerdau, ou, João Gerdau. João era filho de Johannes Gerdau e Anna Focken, camponeses residentes em Neuenfelde, no rei no de Hanôver. João emigrou para o Brasil em 1869, e, busca de melhores condições e de novos empreendimentos, instalou-se no estado do Rio Grande do Sul. Em busca de novas oportunidades, João Gerdau mudou-se com sua esposa e filhos para a Capital do estado.
Em porto alegre, comprou a fabrica de pregos Pontas de Paris, em 1901, marco da origem do grupo. Pouco antes do seu falecimento, em 24 de novembro de 1917, o negócio passou a ser administrado pelo filho, Hugo Gerdau. Com a abundante produção de pregos, o Rio Grande do Sul deixava de depender da importação. Em 1933, a fábrica de pregos expandiu a produção, com a construção de uma nova unidade em Passo Fundo, no interior do Estado.
Em 1945, o genro de Hugo Gerdau, Curt Johannpeter, casado com sua filha Helda, assume a direção da Gerdau e comanda uma fase decisiva de expansão dos negócios. Dois anos após sua entrada, a fábrica de pregos Hugo Gerdau, sucessora da fábrica de pregos Pontas de Paris, comprou a siderúrgica Rio-grandense e iniciou sua bem sucedida trajetória na siderurgia.
E hoje já está consolidada como o maior produtor de aços longos nas Américas, com unidades na Argentina, Canadá, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos, México, Peru, Republica Dominicana, Uruguai e Espanha.
2.Quando, qual o motivo, qual o objetivo do SGA na Gerdau
O sistema de Gestão ambiental foi implantado no grupo em 1999.
O grupo Gerdau acredita que a perpetuidade do negócio está relacionada ao seu desempenho na área ambiental. Desta forma, essa preocupação está refletida em suas práticas diárias, nos investimentos para atualização contínua dos equipamentos e nos programas de estímulo à conscientização ambiental.
O objetivo da implantação do Sistema de Gestão Ambiental se insere dentro de uma visão de responsabilidade social o Grupo Gerdau que acredita