sexualidade e adolescente
Objeto: Adolescentes do CRAS da 605 norte
Hipótese: A informação segura no que diz respeito a sexualidade na adolescência é o ponto chave para solução de diversos problemas como, tabus, mitos, e frustações, onde é esclarecido a importância do sexo com proteção.
REFERENCIAL TEÓRICO
ADOLESCÊNCIA E CONFLITOS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
A adolescência é uma fase de indefinição, de transição, e ainda, um período passível de conflitos e crises, por estar em fase de construção de sua identidade sexual, ou seja, um período de busca de aventuras, liberdade e realizações de desejos. Enderle (1998) aponta que a adolescência é tomada no ocidente “como um período crítico” e até como uma crise de independência para afirmar-se a si próprio. Numa sociedade que passa por grandes transformações, um adolescente lidar com a força da sexualidade é particularmente desafiador.
Por ser o eixo da construção da identidade adulta, a sexualidade acaba sendo muitas vezes um momento de muitas angustias e medos, sendo uma fase que querendo ou não está intrinsecamente ligada ao ser humano. O termo por si só designa a condição de ter sexo, de ser sexuado. Assim, a condição da sexualidade humana é inevitável, inexorável e irremovível. Em nenhum momento de sua existência a pessoa encontra-se isenta de sexualidade. Desde o nascimento, a criança-fêmea e a criança-macho passam a receber influências socioculturais através da família (ou instituição que a substitua), ampliando o conceito de sexualidade para o chamado sexo da criação. Assim, passam a existir “meninas” e “meninos” onde havia “fêmeas” e “machos” respectivamente (RIBEIRO, 1993).
O governo brasileiro vem dando um atenção especial em relação a saúde, direitos sexuais e reprodutivos dos adolescentes, através de ações e serviços de saúde do (SUS) Sistema Único de Saúde, para garantir a formulação de políticas públicas de saúde que considerem adolescentes e jovens como sujeitos de direitos, cidadãos