Sexualidade Resposavel
INTRODUÇÃO 7
SEXUALIDADE RESPONSÁVEL 8
EDUCAÇÃO SEXUAL 9
VIVENCIANDO A SEXUALIDADE 10
VANTAGEM E DESVANTAGEM DA SEXUALIDADE 11
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO
Sexualidade é um termo amplamente abrangente que engloba inúmeros factores e dificilmente se encaixa em uma definição única e absoluta. Teoricamente, a sexualidade assim como a conhecemos, inicia-se juntamente à puberdade ou adolescência, o que deve ocorrer por volta dos 12 anos de idade estatuto da Criança e do Adolescente, entretanto, em prática, sabemos que não se configura exactamente desta forma.
O termo sexualidade nos remete a um universo onde tudo é relativo, pessoal e muitas vezes paradoxal, pode-se dizer que é traço mais íntimo do ser humano e como tal, se manifesta diferentemente em cada indivíduo de acordo com a realidade e as experiências vivenciadas pelo mesmo.
A noção de sexualidade como busca de prazer, descoberta das sensações proporcionadas pelo contacto ou toque, atracção por outras pessoas de sexo oposto ou mesmo sexo com intuito de obter prazer pela satisfação dos desejos do corpo, entre outras características, é directamente ligada e dependente de factores genéticos e principalmente culturais.
SEXUALIDADE RESPONSÁVEL
Ser sexualmente responsável significa respeitar e usufruir de direitos fundamentais já consagrados em declarações internacionais e na legislação de muitos países, incluindo a portuguesa.
Actualmente as pressões sociais, os valores e costumes da sociedade levam os jovens e adolescentes a iniciarem a sua vida sexual cada vez mais cedo, na maior parte dos casos sem a consciência necessária das suas consequências.
As doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez não desejada são dois factores de fundamental importância na saúde das pessoas de que os jovens não se devem alhear, se bem que a sexualidade deve ser vivida livre, sem medos, culpas, preconceitos e de forma gratificante, também deverá ser vivida