setre
Gruta do Gavião, na Serra dos Carajás - destruída por causa da exploração de minério de ferro
Infelizmente, a gruta foi destruída em 1994 pela mineração. Outra gruta ameaçada pela exploração mineral é a Gruta do Piquiá onde é feito os registros dos primeiros artefatos em ferro lascado do Brasil.
REGIÃO NORDESTE
O Nordeste é rico em recursos minerais. Os destaque são o petróleo e o gás natural, produzidos na Bahia, em Sergipe e no Rio Grande do Norte. Na Bahia, o petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental e processado no Polo Petroquímico de Camaçari. A Bahia é o terceiro maior produtor de petróleo do Brasil.
Polo Petroquímico de Camaçari - BA
O Rio Grande do Norte, responsável por 11% da produção nacional, é o segundo maior produtor de petróleo do país, atrás apenas do Rio de Janeiro. Produz também 95% do sal marinho consumido no Brasil.
Salinas em Macau - RN
Pernambuco se destaca na produção de gesso, onde o Estado é responsável por cerca de 95% de toda a produção brasileira. Há ainda no Nordeste, grandes jazidas de granito, pedras preciosas e semipreciosas.
Produção de gesso na Chapada do Araripe - PE
REGIÃO CENTRO-OESTE
No Centro-Oeste, a grande produção mineral é a região do Maciço do Urucum. O Maciço do Urucum ou Morro do Urucum, recebeu este nome pela cor de suas terras que se assemelha ao urucum. É um morro localizado na zona rural de Corumbá, no Mato Grosso do Sul.
REGIÃO SUDESTE
A Região Sudeste, constitui uma das áreas de mineração mais importantes do Brasil. Os interesses da industrialização e da exportação associados ao desenvolvimento da tecnologia de pesquisa do subsolo, propiciaram a descoberta de diversos tipos de minerais, que constituem importantes matérias-primas para a indústria. Um desses minerais é o ferro.
Produção de ferro em Minas Gerais
A jazida de ferro mais importante do país está situada numa área ao sul de