Setor terciário
O conjunto de pessoas que praticam alguma atividade produtiva ou população economicamente ativa estão distribuídos nos três setores da economia, esses são: setor primário, setor secundário e setor terciário.
Tudo se inicia com o setor primário, aquele que de onde surgiu, é o que produz matéria-prima para o abastecimento das indústrias. Em seguida o setor secundário, aquele que são as fábricas, indústrias, que atuam no processamento da produção do setor primário e por últimos temos o Setor terciário que é a venda do produto, para outro comercio, empresa e etc.
Setor terciário (também conhecido como setor de serviços) é aquele que engloba as atividades de serviços e comércio de produtos. Envolve as provisões de serviços tanto para outros negócios como para consumidores finais.
Desenvolvimento
É o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não materiais em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. O setor terciário envolve a comercialização dos produtos em geral e oferece serviços comerciais, pessoais ou comunitários a terceiros.
Com o processo de globalização, iniciado no século XX, o terciário foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo. Atualmente o setor terciário tem se diversificado bastante sendo o que mais cresce nas últimas décadas.
Este setor é marcante nos países de alto grau de desenvolvimento econômico. Quanto mais rica é a região, maior é a presença de atividades do setor terciário. Por isso em países centrais, pesquisas revelaram que está ocorrendo uma profunda diminuição de pessoas que habitam as zonas rurais, esse processo tende a conduzir a população a tornar-se praticamente urbana, a partir daí ingressar nos setores secundários e terciários aumentando a economia e produção.
Na Segunda Revolução Industrial (1850 - 11870) os setores industriais que mais se destacaram foram a petroquímica, siderúrgica e a metalúrgica. Hoje, estamos na era dos