Setor de caprinocultura da ufpb-cchsa
1317 palavras
6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBACENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS
BACHARELADO EM AGROINDÚSTRIA
SETOR DE CAPRINOCULTURA DA UFPB-CCHSA
George N. DE Albuquerque
Lindemberg de A. Leite
Oziel Nunes
Wagner Jean F. Nunes
BANANEIRAS-PB
NOVEMBRO-2012
INTRODUÇÃO
A caprinocultura está ligada ao homem desde o inicio da civilização, fornecendo leite, carne e pele. Os primeiros animais dessa espécie foram trazidos para o Brasil pelos colonizadores portugueses. Atualmente esse setor tem aumentado de forma bastante significativa sua participação no cenário agropecuário brasileiro, superando o constante desafio de conquistar e manter novos mercados para o leite de cabra e seus derivados.
Em todo o Brasil, inúmeros estabelecimentos registrados nos Serviços de Inspeção produzem e comercializam leite pasteurizado, leite ultra pasteurizado (UHT), leite esterilizado, leite em pó, iogurtes, sorvetes, doces e queijos elaborados a partir do leite de cabra. Esta oferta cada vez mais variada de produtos tem exigido maior eficiência de todos aqueles envolvidos na atividade e, nesse sentido, devem ser considerados dois pontos de fundamental importância. O primeiro ponto é a qualidade.
O termo qualidade, aplicado ao leite, refere-se à sua qualidade higiênica, composição, volume, sazonalidade, nível tecnológico e saúde do rebanho. Os ganhos em eficiência no processamento industrial, aliados às características organolépticas do produto final, fazem com que a qualidade da matéria-prima seja um atributo cada vez mais considerado pelas indústrias de laticínios. O segundo é a produtividade. A tendência mundial na atividade leiteira é de redução das margens de lucro e os processos de industrialização do leite e distribuição de derivados têm exigido volumes crescentes. Maior produtividade diminui o capital investido por litro de leite produzido, reduzindo o custo e, consequentemente, aumentando o lucro. Antecipar estas tendências e adequar-se da