setor carbonifero amrec
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE MARKETING E PUBLICIDADE
SETOR CARBONÍFERO – AMREC
CRICIÚMA
2014
ARIANI ELIAS BRINA
BRUNA WASCHINEVSKI
GUSTAVO CABRAL
MATHEUS NANDI
SETOR CARBONÍFERO – AMREC
CRICIÚMA
2014
História do Carvão – AMREC
Em Santa Catarina, o início das atividades carboníferas aconteceu no final do Século XIX, realizadas por uma companhia britânica que construiu uma ferrovia e explorava as minas. Em 1885 foi inaugurado o primeiro trecho da ferrovia Dona Tereza Cristina, ligando Lauro Müller ao Porto de Laguna, e chegando, em 1919, a São José de Cresciuma. Como o carvão catarinense era considerado de baixa qualidade, sua exploração não despertou muito o interesse por parte dos ingleses. Diante desse quadro, o Governo Federal repassou a concessão para indústrias cariocas, destacando-se, inicialmente, Henrique Lage e, depois, Álvaro Catão e Sebastião Netto Campos.
Informações sobre o carvão mineral em SC A produção de carvão mineral em Santa Catarina cresceu 58% em 2000, em relação a 1999. Em 99, a produção foi de 2 milhões e 298 mil ton/ano e, em 2000, de 3 milhões e 643 mil ton/ano. Esta produção representa 50% da produção nacional do carvão mineral. Em Santa Catarina, a ocorrência deste mineral está toda localizada na região Sul do Estado. O faturamento do setor carbonífero de Santa Catarina cresceu 55% em 2000, em relação a 1999. Em 99, o faturamento foi de R$ 138 milhões e, em 2000, R$ 215 milhões. CARBONÍFERA CRICIÚMA S/A
A Carbonífera Criciúma S/A é empresa líder no setor da mineração de carvão no Brasil. Atendendo às necessidades do setor energético nacional a partir de jazida própria, ela garante o combustível necessário ao mercado de geração termelétrica e contribui para com o desenvolvimento e para com a economia da região e do País.
Simultaneamente ao seu desenvolvimento econômico, a Carbonífera Criciúma construiu uma