disturbios alimentares
Os distúrbios alimentares são responsáveis pelos maiores índices de mortalidade entre todos os tipos de transtornos mentais, ocasionando a morte em mais de 10% dos pacientes.
A grande maioria - mais de 90% - daqueles que sofrem de transtornos alimentares são mulheres adolescentes e jovens. Uma das razões pelas quais mulheres dessa faixa etária são mais vulneráveis a esses transtornos é a tendência de fazerem regimes rigorosos para obterem a silhueta "ideal".
Distúrbios Alimentares
Atualmente no mundo pessoas estão morrendo por questões estéticas, elas buscam a adaptação ao padrão de beleza, pois nos últimos trinta anos, o padrão de beleza imposto pela mídia é o da magreza extrema ou físico malhado, impondo, principalmente para as mulheres, uma luta com o seu próprio corpo para conseguirem atingir uma forma quase esquelética, considerado pelo mundo atual o corpo belo. Porém muitas para conseguirem alcançar o seu objetivo recorrem a dietas pesadas, malhação exagerada ou até a isenção completa da comida, este reducionismo causa distúrbios alimentares, os mais conhecidos são a anorexia, bulimia e compulsão alimentar.
Anorexia
Anorexia Nervosa é um transtorno alimentar no qual a busca implacável por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso, ocasionando importante emagrecimento.
As pessoas anoréxicas apresentam um medo intenso de engordar, mesmo estando extremamente magras. Em 90% dos casos, acomete mulheres adolescentes e adultas jovens na faixa de 12 á 20 anos. É uma doença com riscos clínicos, podendo levar a morte por desnutrição. Não existe uma causa especifica para esse distúrbio.
Alguns sinais e sintomas da Anorexia são:
O peso corporal baixa de uma forma notável
Pele seca e unhas quebradiças
Peitos encolhidos
Edemas
Acne
O trabalho de uma equipe multidisciplinar é muito importante para ajudar na recuperação. Ele envolve a participação de psiquiatra,