Setor automobilistico no brasil
Nomes:
Setor Automobilístico no Brasil
História
Foi em novembro de 1891 que o primeiro carro motorizado chegou em solo brasileiro. De olho nesse mercado, a empresa Ford decide em 1919 trazer a empresa ao Brasil.
Em 1925, foi a vez da General Motors do Brazil abrir sua fábrica no bairro paulistano do Ipiranga. Meses depois já circulava o primeiro Chevrolet.
Em 1956, na cidade de Santa Bárbara d'Oeste (São Paulo) com o início da fabricação da Romi-Isetta.Ainda em 1956 a Vemag colocou no mercado uma camioneta derivada da família F91, produzida pela DKW, montada no Brasil.
Em 1959, no município de São Bernardo do Campo, foi instalada a fábrica da Volkswagen.
A Chevrolet e a Ford, que eram apenas montadoras de peças importadas, deram os seus primeiros passos com a fabricação de caminhões para mais tarde, iniciarem a produção de automóveis em 1968. A seguir veio a Fiat - (Fábrica Italiana de Automóveis - Turim) instalou-se em 1976 em Betim.
Vieram outras montadoras e fabricantes, como a Renault, Peugeot, Citroën, que montaram fábricas no Brasil, enquanto outras marcas iam sendo incorporadas, como a Dodge pela Chrysler do Brasil. A Mercedes-Benz, que já fabricava caminhões, estabeleceu em São Bernardo uma fábrica, a Daimler Benz do Brasil, inicialmente fabricante de carroçarias de caminhão e ônibus, inaugurando a sua unidade montadora veicular em 1998, em Juiz de Fora, Minas Gerais.
Diversos foram os fabricantes de automóveis genuinamente brasileiros como Puma, Gurgel, Miura, entre outros. Muitos não sobreviveram a reabertura das importações no inicio dos anos 90 e à competição com modelos importados.
Nos últimos anos a indústria automobilística no Brasil têm crescido bastante,atraindo grandes investimentos das principais empresas.
Características
O setor automobilístico pode sucintamente ser caracterizado nos tempos atuais a partir dos seguintes pontos:
É um oligopólio global fortemente