Sete segredos de Hollywood revelados pelo ataque de hackers
Informações vazadas incluem versão de roteiro do novo filme de 007 e ofensas raciais de executivos da indústria ao presidente Barack Obama.
Da BBC
A decisão da Sony Pictures de cancelar o lançamento do filme "A entrevista", uma paródia do regime totalitário da Coreia do Norte, depois de diversas redes de cinema nos EUA se recusarem a exibir a produção por medo de ameaças feitas por um grupo de hackers, é apenas mais um capítulo do drama iniciado pelo ataque cibernético ao estúdio no final do mês passado.
O grupo, auto-denominado Guardiões da Paz (GOP) - e que segundo os serviços de inteligência americanos está ligado a Pyongyang -, invadiu a rede de computadores e teve acesso a um grande número de informações confidenciais, incluindo segredos ligados às estrelas de Hollywood.
O GOP vinha vazando as informações periodicamente na internet. Na semana passada, porém, começou a fazer ameaças de ataques terroristas aos cinemas que exibissem o filme. Mas que segredos são esses?
1. Trama de novo 007 é revelada
No último fim de semana, a Sony Pictures anunciou que os hackers haviam vazado um versão do roteiro do novo filme do agente 007, "Spectre". Também vazaram comentários de executivos da Sony sobre o roteiro, inclusive críticas ao papel do vilão, que será interpretado pelo austríaco Christoph Walt. Os emails também revelaram a apreensão dos executivos com os custos de produção do filme, cujo orçamento é estimado em US$ 300 milhões.
2. Jennifer Lawrence é "mais barata" que colegas masculinos
Uma troca de emails entre Amy Pascal, vice-presidente da Sony, e colegas de outras empresas revelou que as atrizes Amy Adams e Jennifer Lawrence receberam um cachê menor que o dos três colegas masculinos com quem protagonizaram o filme "Trapaça" (2013). Apesar de ter um Oscar no currículo, Lawrence recebeu o equivalente a 7% dos lucros do filme na bilheteria, o mesmo que Adams, quatro vezes indicada para o prêmio.