SESMT
De acordo com o texto, o SESMT (serviço especializado em engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) contribui para a continuidade das operações dos locais onde atua.
No texto fica claro que a globalização segue os interesses econômicos do mundo, mas, quando o aspecto é segurança no trabalho, percebe-se que ainda vai demorar a padronizar este aspecto tão importante, pois, ainda se tem a idéia errada de que os SESMT’s oneram as empresas, esquecendo o principal que é não expor vidas humanas a riscos diários.
È inegável que o cuidado com a integridade física dos trabalhos é um ponto que evoluiu muito pouco nos últimos anos, pois, os empresários enxergam a mão-de-obra como algo descartável e facilmente substituível. Do outro lado os trabalhadores (mão-de-obra) por falta de informação com o assunto saúde, trata também com descaso. O estado por sua vez investe em novas industrias, mas, não fiscaliza as condições de trabalho.Os representantes dos empregados (associações, sindicatos) se acomodam e preferem desconhecer o assunto, facilitando assim para aqueles que querem ganhar a qualquer custo sem se preocupar com a vida humana e sua dignidade.
Apesar de ainda não ter conseguido tudo que é preciso, Os SESMT’S já adquiriram conhecimentos que possibilitam dar um salto em direção à evolução para melhores condições de trabalho, contudo, ainda é necessário um grande esforço para fazer funcionar, não só pela questão da prevenção de trabalhos simplesmente.
Os empregados precisam por em pratica os treinamentos e executar com perfeição todas as normas estabelecidas, esquecendo os antigos vícios de trabalho, tornando o ambiente adequado e seguro. Evitando assim perdas com afastamento e invalidez.
No futuro próximo as empresas que não se adequarem às normas, terão seus produtos rejeitados pelos consumidores, principalmente aqueles de