sesc
Publicado em segunda-feira, julho 27, 2009 por editoria - concursosdeprojeto.org
3° lugar – Forte, Gimenes & Marcondes Ferraz
____________________________________________________________________________
Partido e Sustentabilidade
O partido arquitetônico surgiu em conjunto com as configurações do terreno após extensa investigação de programa e massas. A organização de um edifício principal, alinhado com a rua tem como objetivo “entregar” o SESC para a cidade de Guarulhos, enquanto configura uma grande praça pública que permite o acesso as atividades específicas ligadas diretamente à comunidade.
O edifício realiza a conexão dessa praça pública com a praça de esportes, cinco metros acima, um pouco mais reservada e abrigada pela própria construção, de forma que as atividades de lazer e esportivas transcorram com grande comodidade.
Imaginou-se um edifício translúcido através de brises que filtrassem a luz e a ventilação criando interessantes visuais internas e externas de luz e sombra. A noite o efeito se inverteria e o SESC seria uma grande lanterna a convidar os cidadãos a freqüentá-lo. Grandes varandas verdes se projetam para fora do edifício, e a partir delas é possível realizar apresentações públicas para os transeuntes que estejam ou passem pela praça pública.
Um edifício democrático, convidativo, que desperte o interesse dos moradores e dos passantes, simbolizando a união do SESC com a comunidade local é o resultado almejado, enquanto questões de sustentabilidade estejam em seu coração, transfigurando seus espaços.
Sustentabilidade tem se tornado, ultimamente, uma palavra da ‘moda’. Tanto que, em muitos casos, privilegiam-se questões ‘bioclimáticas’ e de ‘eficiência energética’ em detrimento da arquitetura, do espaço, do uso. Acreditamos que essa é uma forma equivocada de enfrentar o assunto, pois não considera que, no final das contas, o grande objetivo da nossa profissão é