Serviço social
Disciplina : Introdução ao serviço social
Professora : Marina Gondim.
Grupo: Adriana, Fernanda Danielly, Janaina patrícia ,Joyce Karla, Luana Priscila, lucilene santos.
Historia do Brasil
No plano político o império havia se identificado com o unitarismo e no plano econômico com o intervencionismo , a Republica representou o fim desse sistema; entrando em cena a política das oligarquias.
Na vida política o cidadão não tinha voz ,pois, representava o nível mais baixo da sociedade; sendo apenas mero elemento a mercer das decisões da elite política ou seja dos coronéis o qual exige deles obediência e fidelidade em troca de proteção e sustento material.
Mas mesmo diante desse cenário o povo se organizava contra o poder oligárquico, tendo destaque dois movimentos a Guerra de Canudos e a Guerra do Contestado.
A industrialização no Brasil cresce em boa parte do século xx , época em que há uma grande concentração de fatores propícios a instalação desse sistema, ela surge abrangendo mais a região sudeste onde se encontra matéria prima disponível e barata , capacidade geradora de energia e um sistema de transportes ligado aos portos , a qual recebe os maiores investimentos liderando a lista das regiões mais desenvolvidas .
Com o desenvolvimento industrial principalmente na região sudeste cresce também o processo de urbanização maior do que as demais regiões , chegando a cerca de 60 % da população total do pais em 1950.
Com a necessidade de transportar e agilizar as exportações do café , há uma grande expansão das redes ferroviárias para atender as regiões produtoras e melhoramentos dos portos.
O desequilíbrio setorial gerou as condições para a industrialização , para a urbanização do sudeste e em particular São Paulo . na medida que cresce o parque industrial a especialização é focada as outras unidades federativas. O Rio de Janeiro ficará sempre em posição inferior com relação a São Paulo . As demais não se beneficiaram dessa