Serviço social
A família é o ambiente onde cada indivíduo tem seu papel e onde os mesmos se preparam para o convívio em sociedade, pois a família se faz necessária para a interação social.
Em conseqüência da urbanização, das guerras mundiais, do surgimento da sociedade da informação e também com a inserção da mulher no mercado de trabalho a família tem passado e está passando por um período importante e de grandes transformações em todos os campos. Todos esses fatores fazem com que haja mudanças no convívio familiar e na sociedade, o que interfere também no número de filhos que as famílias passam a ter, pois é cada vez menor, transformando então a estrutura das famílias. Existe também a questão de famílias monoparentais, e de famílias cujo seus filhos passam a conviver mais com os avós do que com seus próprios pais.
Os indicadores de alteração pelos quais passam a vida familiar são vários , diante disso a mulher e o homem passam a assumir novos papéis, é visível o aumento de mulheres que hoje são chefes de família, outras que ajudam no sustento da casa, dividindo as questões das obrigações financeiras, e em alguns casos a mulher tem a remuneração maior que o homem.
O texto também cita o aumento da expectativa de vida dos indivíduos principalmente nos centros urbanos o que interfere diretamente na vida familiar, gerando assim uma vivência maior entre gerações o que não quer dizer que não haja conflitos.
Outro ponto importante citado é quanto as famílias pobres que tendem a ter maiores dificuldades em suas trajetórias educacionais, com relação a empregabilidade, e também estão sujeitas a trabalhos e moradias precárias, o que resulta na saída precoce de seus integrantes, como jovens e crianças, interrompendo assim os seus laços de convivência familiar e causando