Serviço Social
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
CAMILA COSTA
MARIANGÊLA LEITE
SEILMA COUTO
TATIANA CARDOSO
VIVIANNA MIDLEJ
TEMA:DA EXCLUSÃO Á INCLUSÃO.
ITABUNA – BA
2014
CAMILA COSTA
MARIANGÊLA LEITE
SEILMA COUTO
TATIANA CARDOSO
VIVIANNA MIDLEJ
TEMA: DA EXCLUSÃO Á INCLUSÃO
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNIME-ITABUNA, na disciplina de Política de Educação, da Professora Talita 7º semestre.
ITABUNA – BA
2014
Introdução
A história da inclusão no Brasil, a cada dia vem se fortalecendo mais. Especialistas veem mostrando que ela é necessária e que a partilha de experiências, informações e conhecimentos, só tem valor se for repassado. Na maioria dos casos a integração do aluno especial requer a presença de um professor que colabore dentro da sala de aula de modo que favoreça o progresso e a aprendizagem desse aluno.
Assim, a inclusão desses alunos impõem inúmeros desafios dos sistemas de ensino em razão das mudanças estruturais ocorridos desde a década de 1980. Esse momento histórico congrega um período de transição: da escola que inovara as suas diferenças tratando-as como se fossem ouvintes, para uma fase de resgate de direitos .
A declaração de Salamanca preconiza uma modificação estrutural de toda a sociedade, a fim de torna-se capaz não só de oferecer escolas para todas como também de reduzir desigualdades por isso, a inclusão, na sua forma original, propõe uma reformulação social que parece extrapolar o âmbito escolar, pois demanda alterações que são de ordem governamental.
Desenvolvimento
No entanto, historicamente essa política para a inclusão atinge o seu ápice na Constituição de 1988 no artigo 5º.
Nos debates atuais sobre inclusão, o ensino escolar brasileiro tem diante de si, o desafio de encontrar soluções que respondam a questão do acesso e da