serviço social
Evolução
A evolução histórica do serviço social com grupos pode dividir-se em quatro partes: 1º período- até 1986
Originou-se as atividades em grupos, tendo como espelho, as que já existiam na Inglaterra, França e Estados Unidos. Essas atividades trabalham os jovens no lazer e recreação.
2º perídodo- de 1936 à 1946.
Nesse período, trabalhadores de grupo sentiam-se mais próximo dos educadores. "É um método de educação, no qual os membros do grupo são, eles próprios, os educadores, os educandos e o material educacional" (slayson 1937).
3º período- de 1946 à 1965
Em 1946, mudou seu nome para "Associação Americana de Trabalhadores de Grupos" com a finalidade de abrir caminho para a profissionalização dos mesmos.
4º período- 1960 em diante
Na Europa, o serviço social com grupo foi introduzido através de vários seminários patrocionados pela ONU , na Finlândia, em 1955 , na Inglaterra, em 1956, e na França, em 1961.
Atualmente considera-se o seviço Social com grupos uma das abordagens do serviço social. Seu objetivo é o mesmo do serviço social: capacitar o indivíduo para um correto funcionamento social.
Nos procedimento metodológicos, os objetivos operacionais do serviço social com grupos sao condicionados por três variáveis que deve ser consideradas global e simultâneas: as necessidades dos membros, a finalidade da obra e o objetivo profissional do assistente social.
O serviço social na América Latina
Na crise 1929, ocasionou uma gama de problemas sociais (desemprego, desintregação social e inadaptação) criando condições para o debate sobre a organização de comunidades anos antes. Essa crise também proporcionou uma discursão sobre a importância da intervenção de profissionais especializados na orientação do desenvolvimento comunitário para redirecionar os processos sociais e despertar potencialidades latentes na população.
Segundo helen witmer, autora do texto serviço social: análise de uma instituição social, as