serviço social
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Serviço Social Sociologia
FABIANA BENEGA ROCHA RA: 417942
ELIANA ALMEIDA PASSOS DA SILVA RA:341347
ELIANE GOMES RA:7707643993
GLAUCIA VOGADO DIAS RA:98645086
SUZILENE FELIX PERALTA RA: 441103
Relatório de estudos direitos humanos no brasil
Atividade Pratica Supervisionada solicitada aos acadêmicos do 2º Semestre do curso de Serviço Social, pelo Professor EAD Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes
.
PONTA PORÃ
JUNHO/2013
Tipos de solidariedade social
Durkheim esclarece que a existência de uma sociedade, bem como a própria coesão social, esta baseada num grau de consenso entre os indivíduos e que ele designa de solidariedade.
Há dois tipos de solariedade:a mecânica e a orgânica.
A solidariedade mecânica prevalece naquelas sociedades ditas “primitivas” ou “arcaicas”, ou seja, em agrupamentos humanos de tipo tribal formado por clas. Nestas sociedades, os indivíduos que integram compartilhadas mesmas noções e valores sociais tanto no que se refere as crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários a substencia do grupo, essa correspondência de valores assegura a coesão social.
Solidariedade orgânica de modo distinto, existe a solidariedade orgânica que é a do tipo que predomina nas sociedades ditas “modernas” ou complexas do ponto de vista da maior diferenciação individual e social (o conceito deve ser aplicado as sociedades capitalista). Além de não compartilharem dos mesmos valores e crenças sociais, os interesses individuais são bastantes distintas e a consciência de cada indivíduo é mais acentuada.
Durkheim concebe as sociedades complexas como grandes organismos vivos, onde os órgãos são diferentes entre si (que neste caso corresponde a divisão do trabalho), mas todos dependem um do outro para o bom funcionamento do ser vivo. A crescente divisão social do trabalho faz argumentar também o grau de interpendência