Serviço Social
Observação feita ao Cense Dom Bosco no dia 03 de outubro de 2013 no período de 10 às 15h com a Assistênte Social Janete dos Santos, CRESS 13735.
O Dom Bosco é um setor de internação provisória masculina, aonde os menores em conflitos com a lei ficam por no máximo 45 dias, aguardando decisão judicial.
Ainda com muita deficiência em suas instalações, os profissionais procuram trabalhar em conjunto, afim de prestar melhor atendimento ao menor e sua família, que são eles: Assistentes Sociais, psicologos, médicos, professores, agentes entre outros.
O Assistente Social, atualmente presta atendimento ao menor e a sua família, o mesmo tenta buscar um atendimento individual, porém com o aumento do grupo isso torna-se impossível.
O atendimento ao familiar é sempre nas quintas-feiras de 8 às 11h, aonde o menor é identificado por meio de numeração.
Foi possível observar a forma que os menores são divididos para participarem das atividades propostas pela instituição, como: as aulas por exemplo, não é possível que o menor assista todos os dias por conta do grande número de internos não há salas suficientes para abrigá-los. Por esse motivo fica dividido da seguinte forma: cada menor estuda a cada dois dias, assim como fica a divisão para o uso da piscina, o campo de futebol e o cultivo da horta. Por outro lado a divisão não existe apenas pela grande quantidade, e também por serem os menores divididos por diferentes facções, que são: Comando Vermelho, Terceiro Comando e Amigo dos Amigos, que se ficarem juntos a agressão fisíca é inevitável.
Tudo relacionado ao menor é feito na própria instituição, não gerando ônus nenhum ao responsável. Pelo contrário, o que é cultivado por eles na horta, são oferecidos aos pais nos dias de visitas, que são aos sábados de 14 às 16 h.
Eles são uniformizados, tem seu material de higiene e roupa de cama oferecida pela instituição, assim como sua alimentação que vale ressaltar ser a mesma oferecida aos