serviço social
O seguinte projeto de pesquisa, busca analisar historicamente a violência contra a pessoa idosa na cidade de Piripri-PI. Procuraremos aqui através do presente trabalho descrever como ocorre essa violência.
O presente estudo se caracteriza como um levantamento descritivo a respeito do tema em questão; onde a violência contra o idoso é um fenômeno evidente dentro do atual processo de envelhecimento populacional mundial, o qual percebe-se que esta é pouco considerada pela sociedade em geral.
JUSTIFICATIVA: Com a inquietação de um tema que se torna cada vez mais polemico, buscamos entender o que leva a família e a sociedade a negligencia o direito da pessoa idosa.
Tentando compreender esta realidade na cidade de Piripiri-PI, descobrimos que ocorre inúmeros casos de violência financeira contra a pessoa idosa, onde ela passa a ser explorada por uma pessoa que se encontra na posição de sua confiança, seja um amigo, familiar, vizinho, ou cuidador, que fica de posse do cartão do idoso para consumo próprio.
Na necessidade de informação precisa, fomos em busca de uma visão jurídica através do Promotor Nivaldo Ribeiro, o mesmo retificou que na maioria vezes são os familiares que se apossam do cartão, deixando estes em uma situação vulnerável, chegando até a passar fome.
PROBLEMATIZAÇÃO:
Nas duas ultimas décadas o envelhecimento populacional é um fenômeno mundial crescente que progride em velocidades diferentes de acordo com estágios de desenvolvimento econômico dos mais diversos países. No Brasil o processo de envelhecimento tem ocorrido de forma muito acelerada nos últimos quarenta anos, e são muitas as necessidades do idoso que não são supridas pela atual conjuntura social e política, sendo a violência contra o idoso um fenômeno evidente dentro do atual processo de envelhecimento populacional cabendo a nós questionarmos á respeito, pois, será que ás formas de violência contra o idoso advém de conflitos de