serviço social
1º SLIDE
Este capítulo vem apresentar alguns tópicos para ajudar professores na organização metodológica das práticas escolares artísticas e estéticas. Sendo abordados alguns conceitos básicos e encaminhamentos educativos em algumas das linguagens artísticas. Aponta-se também para a necessidade de mais estudos e pesquisas vinculadas à docência com o intuito de entender e melhorar o trabalho metodológico em cursos escolares de Arte.
2º SLIDE
METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTE
Entende-se por metodologia do ensino e aprendizagem em arte, os encaminhamentos das práticas de aulas artísticas e estéticas. Onde esses encaminhamentos metodológicos constituem-se em um conjunto de ideias e teorias educativas em arte, transformadas em opções e atos que são concretizados em projetos ou no próprio desenvolvimento das aulas de Arte.
3º SLIDE
MODALIDADES DIVERSAS DE ARTES:
Artes Visuais;
Verbais;
Música;
Teatro;
Dança;
Artes Audiovisuais, dentre outras.
4º SLIDE
O PROFESSOR DE ARTE
Este profissional tem de ter formação em artes para ter uma prática reflexiva e pautada em conhecimentos.
5º SLIDE
FINALIDADE DA EDUCAÇÃO EM ARTES
Atingir os objetivos da aprendizagem de saberes artísticos e estéticos são essenciais e necessários para que os alunos compreendam e interpretem a cultura de sua região, de seu país, e saibam atuar para melhorar o exercício de suas cidadanias.
6º SLIDE
COMPONENTES CURRICULARES BÁSICOS QUE SE ARTICULAM NAS AULAS DE ARTE
Tratando de organizar a prática educativa em arte, as autoras apresentam um quadro-síntese com definições dos componentes básicos que permeiam as aulas de arte, tais como: Quem são os professores e os alunos de artes; Quais são os objetivos educacionais; Os conteúdos escolares; Os métodos de ensino e aprendizagem e os Meios de comunicação escolares em arte.
7º SLIDE
“A metodologia pode