Serviço Social
Bacharelado em Serviço Social
Acadêmica: Renata Patricia de Medeiros Azevêdo.
Disciplina: Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III
Serviço Social no Brasil: Uma História de avanços, limites, possibilidades e desafios.
Caicó – RN
15/04/13
Serviço Social no Brasil: Uma História de avanços, limites, possibilidades e desafios. O surgimento da profissão no Brasil é no período da revolução industrial de base capitalista, época do Estado Novo de Getúlio Vargas e da implementação das leis trabalhistas. Segundo Iamamoto:
O Serviço Social surge no início da década de1930 através do movimento de “reação católica”, e “é respaldado em uma vasta rede de organizações difusoras de um projeto de recristalização da ordem burguesa, sob o imperativo ético do comunitarismo cristão, exorcizando essa ordem de seu conteúdo liberal”.
A "semente" do Serviço Social em nosso país foi plantada junto ao nascimento ao projeto político da Igreja católica. Eram os anos 30, em cujo momento histórico houve a passagem do capitalismo concorrencial para o capitalismo monopolista, e o Estado utilizava à efetivação de sua interferência nos diferentes setores da vida social. Deste modo, o primeiro projeto do Serviço Social unia-se a uma ala do clero que insistia na reorganização da classe trabalhadora. Houve uma influência recíproca entre as transformações histórico-político-econômico-sociais e a atividade do Serviço Social desde seu começo até nossos dias.
A sociedade então passou a sentir falta de um profissional capacitado para ajudar a promover o bem-estar social, uma vez que se tornaram visíveis as desigualdades surgidas da relação entre capital e trabalho. Nesse cenário surgiram grandes questões sociais para a profissão, que durante muito tempo teve sua pratica a serviço da burguesia estatal, recebendo forte influência da doutrina social, desenvolvida pela Igreja Católica. Esse