Serviço social
A leitura é de grande importância na nossa vida, com ela descobrimos caminhos nunca vistos, encontramos no nosso cotidiano textos que apresentam características sócio-comunicativas (carta pessoal ou comercial, diários, agendas, e-mail, lista de compras, cardápios entre outros). E através da leitura também podemos encontrar os mais variados tipos textuais e os elementos de coesão, com a necessidade de lermos sempre exercitamos e queremos sempre aprender mais e ainda mais com a nova reforma ortográfica.
Com a necessidade de se cultivar o hábito da leitura entre crianças e adolescentes procurou a escola como base para a formação de leitores competentes, uma vez que a escola promove um intercâmbio entre a criança e a leitura, ela tem a oportunidade de estimular o gosto e o hábito da leitura. Além de estarmos exercitando também aprendemos a valorizar mais a prática de leitura, que com o tempo nos proporcionará uma mala de conhecimentos culturais para o resto da vida.
Somos indivíduos sempre a procura de algo, e capazes de formar leitores competentes na finalidade de aproximar as pessoas dos livros e para isso buscamos as funções que são essenciais durante a leitura (transformar, compreender e julgar), antes para que possam interpretar e compreender os textos lidos.
No nosso cotidiano encontramos textos com características carregadas pelo seu estilo e sua função sociocomunicativa, ou seja, para o fim a que se destina. Estão diretamente ligadas as situações cotidianas de comunicação, fortalecendo os relacionamentos interpessoais por meio do meio de informação. Temos como exemplos de gêneros textuais: bula de remédios, bilhete, narrativas, artigos de opinião, crônicas, romances, receitas, classificados, reportagens jornalísticas, carta pessoal, carta comercial, catálogos, lista telefônica, telefonema, e-mail, cardápio, chat, manual de instruções, resenha outdoor, plano de aula, aula virtual, resumo, charge, boletim de ocorrência,