Serviço social
INTRODUÇÃO ( 3.000 )
O presente Relatório discrimina as atividades desempenhadas durante o estágio Supervisionado II, realizada no espaço Sócioocupacional da área de saúde no Hospital Regional Vicentina Goulart, situado no município de Jacobina, Bahia.
Outras informações pertinentes foram acrescentadas buscando situar o leitor no contexto em que se desenvolveram as atividades de estágio, descrevendo sucintamente a história, estrutura física e administrativa da instituição, bem como suas demandas de atendimento ao usuário.
Para finalizar são feitas algumas considerações finais de forma a contribuir com a melhoria dos serviços lá existentes.
A associação foi criada com o objetivo e prestar, remunerada ou não assistência médica, cirúrgica, e social, a toda a população independente de raça, cor, religião, doutrina política ou nacionalidade.
O Hospital Regional Vicentina Goulart, é subordinado a AJA – Associação Jacobinense de Assistência, situado a Rua Alberto Torres, 370, Bairro da Estação, na cidade de Jacobina, Bahia, foi constituído em 21 de setembro de 1964. Na época de sua inauguração tinha capacidade para 80 ( oitenta ) leitos, mas no momento, disponibilizava de 56 ( cinqüenta e seis ) leitos no total, sendo dividido em 8 ( oito ) quartos ( enfermarias ), sendo que 4 ( quatro ) eram para pessoas mencionadas como indigentes, possuía sala de observação, com 2 leitos, 01 necrotério com 01 mesa, almoxarifado, lavanderia, garagem, área de serviço, capela e residência de funcionários. Sua estrutura física era dividida em pavilhões com 3 edifícios, (modelo de planta Standard de Hospitais Regionais ). Existiam atendimentos em Clínica Médica e Cirúrgica, Clínica Oftalmológica, Clínica Odontológica, possuía serviço de Raio X, eletroterapia, Fisioterapia Farmácia, Gabinete de Anatomia Patológica ( as laminas eram encaminhadas para análise na Fundação Gonçalo Muniz. A equipe de enfermagem era formada por 02 enfermeiras chefes e 08 auxiliares