Serviço social
SERVIÇO SOCIAL
IARA DOURADO LOULA BITENCURTE
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER:
Os prejuízos causados a sociedade contemporânea
Irecê - BA
2010
IARA DOURADO LOULA BITENCURTE
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER:
Os prejuízos causados a sociedade contemporânea
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia Social
Orientador: Prof. Lisnéia Rampazzo
Irecê - Ba
2010
Violência contra a mulher: Os prejuízos para sociedade contemporânea.
Dados levantados na pesquisa:
a) A violência psicológica se manifestou a partir das pequenas cenas de ciúme e conseqüentemente quando sussurrou no seu ouvido de forma ameaçadora “Vamos para casa”, e ela com medo, achou melhor não se opor. Isso abalou seu psicológico de maneira tremenda.
b) A violência física se manifestou naquele momento que ao voltarem do evento, Mario enciumado, puxou pelo braço dela, a ameaçou e em seguida, a bateu e rasgou todo seu vestido novo e como se não bastasse no dia seguinte a agarrou a força, a levou para cama e a forçou; E lamentavelmente um mês depois a situação se repetiu.
c) Lamentavelmente, a violência física e sexual sem duvidas. A partir do momento que a puxou pelo braço, quando a agarrou a força, a levou para cama, amarrou suas mãos para trás e a forçou. É inadmissível a violência domestica, é um problema que afeta toda a sociedade, os índices de violência contra a mulher no Brasil ainda são muito elevados, é preciso que as mulheres vençam as barreiras de medo e da vergonha e denunciem os maus tratos.
d) Primeiramente deve partir das mulheres quebrar o silêncio, que é um dos maiores aliados dos agressores e conseqüentemente procurar denunciar nas delegacias da Cidade, Delegacia da Mulher, Centro de Referencia de Atendimento à mulher e Programas de apoio à mulher, para desta forma dar um basta e punir os