Serviço Social e Pobreza
ETAPA 1
Elaborar um texto-síntese apontando os conceitos e as questões sobre o tema encontrados no livro e artigos pesquisados nesta etapa, de forma a contextualizar os problemas sociais da atualidade:
Quarto de Despejo
O Serviço Social e a Pobreza.
O Serviço Social nas ONGs no campo da saúde
Problemas sociais no Brasil.
Quarto de despejo – A miséria existe e é real.
O livro foi escrito por Carolina Maria de Jesus, moradora de uma favela Paulista com seus três filhos, negra, mãe solteira e catadora de lixo que frequentara a escola apenas até o segundo ano do período de alfabetização.
Seu livro foi escrito em forma de diário onde ela relata de forma rotineira a precária vida dos moradores da favela do Canindé na década de 50.
O livro relata a luta diária pela sobrevivência e a esperança de um dia sair da favela de modo a proporcionar uma vida melhor para si e para seus filhos.
Apesar de não ter estudado Carolina parece ter desenvolvido um censo crítico diferenciado dos outros moradores da favela, talvez pelo hábito da leitura adquirido desde muito cedo.
Por meio da leitura pode-se observar a total miséria dos moradores das favelas, tanto no ponto de vista material como moradia precária, falta de alimentos, medicamentos, hospitais, escolas como também no descaso com o lado humano propriamente dito, ficando o morador exposto diariamente a violência física, sexual e verbal, ao uso de drogas, não se levando em conta a necessidade humana de respeito, de segurança, da expectativas de um dia ser alguém, ter algum valor social, ficando completamente abandonados pelo descaso dos políticos, da igreja e do serviço social da época ainda atrelados aos mandos da burguesia.
Trabalhando para comer e comendo para trabalhar muitas vezes doente e até pensando em se suicídio (o estado de depressão aparece subentendido nos relatos de Carolina nas vezes que ela conta menciona suas tristezas com