Serviço social e experiencia no cras gravidez na adolescencia
A implantação do ambulatório se deu diante a necessidade de prestar atendimento de pacientes com transtorno mental, que se inicia logo após a Reforma Psiquiátrica Brasileira tem como característica a tentativa de superação do cenário histórico de desassistência e maus-tratos no campo da saúde mental e a construção de novos espaços de intervenção assistenciais, políticos e jurídicos em relação à “loucura”.Na gestão passada o ambulatório foi desativado e todos os pacientes eram encaminhados para o Hospital Santa Tereza em Ribeirão Preto. Atualmente o ambulatório caminha em passos lentos, porém mais estruturado contando com mais profissionais Não Há documentos em que seja relatado o histórico da instituição o disposto são relatos da Coordenadora da Instituição.
Aspectos Formais da Instituição
Nome da Instituição: Ambulatório de Saúde mental “Teresina Pedro Bersani”
Endereço: Guilherme Silva, N°316 Centro Pontal São Paulo
Coordenador: Maria Tereza Bersani Strabelli
Missão: Ser um Ambulatório de Saúde Mental que tenha um serviço especializado com objetivo no tratamento, a reabilitação e reinserção social, como também a promoção da saúde mental.
Visão: garantir atendimento e a promoção de autonomia e cidadania às pessoas com transtornos mentais. Visando atingir a população em geral, destacando-se o atendimento a crianças e adolescentes.
Diretrizes e/ou Políticas: O Ambulatório de saúde mental é um serviço ligado a Secretaria da Saúde do Município de Pontal no âmbito do SUS (Sistema Único da Saúde).
Objetivo Geral: Oferecer atendimento ambulatorial com abordagem multiprofissional com vistas qualidade técnica presentes neste contexto.
Objetivos Específicos:
- Atender pessoas de toda a faixa etária com equipe especializada para o atendimento infantil e adolescente e outra para adulto. -Realizar consultas psiquiátricas individuais, psicoterapia individual e grupal, atendimento pedagógico individual e de grupo,