serviço social e democracia
Resumo
O presente trabalho define a importância do Serviço Social para a manutenção da Democracia, inicialmente busca-se uma definição desse sistema de governo onde o poder de decisão é do povo e posteriormente expõe-se o trabalho do assistente social especificamente na contribuição que fornece para a democracia, concluindo com a exposição do grau de importância do Serviço Social para o regime democrático de direito.
Palavras-chaves: Democracia, Serviço Social, Política, Igualdade.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade estabelecer uma relação clara entre o Serviço Social e a Democracia. Sendo o presente tema aberto a diversas interpretações e debates, que são resultantes da abstração que se vislumbra em qualquer modelo político adotado por uma nação uma vez que cada indivíduo tem seus pensamentos e ideais motivados por princípios pessoais e íntimas convicções, assim sendo o presente trabalho não será suficiente para esgotar todo o assunto que será explorado de forma concisa.
Primeiramente buscaremos conceituar a democracia e o Serviço Social, pois somente dessa forma nos será exposta a possibilidade de relacioná-las, demonstrando as contribuições do Serviço Social para a manutenção da Democracia, uma vez que, como o nome já nos informa, aquele é um serviço prestado a sociedade.
SERVIÇO SOCIAL E DEMOCRACIA
Inicialmente devemos entender o conceito de democracia, afinal o que significa esse modelo político tão comentado como o modelo mais equilibrado para uma sociedade?
A ideologia democrática surgiu 500 anos antes de Cristo na Grécia Antiga, mais especificadamente em Atenas onde o governo era exercido por todos os homens livres através de assembleias populares, onde eram apresentadas propostas que eram submetidas ao voto do povo.
Tendo evoluído com o passar dos anos até a forma como é implementada. No Brasil houve duas forças de