movimentos sociais
SERVIÇO SOCIAL
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DE MOVIMENTOS SOCIAIS EM SERVIÇO SOCIAL
INTRODUÇÃO
O presente trabalho consiste uma análise dos movimentos sociais junto á democracia, instituições sociais, ONGs e a realidade da sociedade. Os movimentos sociais estão inseridos meio as transformações na política, econômica e social, e são fundamentais na construção de espaços liberativos de forma a manter uma postura críticas em relação ás instituições públicas. Movimento social se refere á um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico e permeados por tensões sociais. Podendo trazer a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. Os movimentos realizam diagnósticos sobre a realidade social, constroem propostas, atuando sempre em redes, constroem ações coletivas que agem como resistência á exclusão e lutam pela inclusão social.
Principais Ideias do Livro Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações Civis no Brasil Contemporâneo. GOHN, Maria da Graça.
O livro nos traz uma reflexão que Movimentos Sociais é necessário uma organização bem desenvolvida, e a demanda de mobilização de recursos e pessoas comprometidas. A contemporaneidade os movimentos apresentam ideal civilizado, e nos mostra como podemos construir uma sociedade mais justa, democrática, e evidencia uma igualdade social, para que possamos ter uma justiça social. E mostra que os movimentos sociais apresentam a sua organização um caráter educativo de aprendizagem. Os movimentos sociais sejam novos ou tradicionais encontram-se contextualizados em meio á transformações ocorridas na política, econômica e social, na expansão dos mercados, marcados pela profunda crise estrutural da economia mundial e do país, pelas mudanças nos modelos de organização da