SERVIÇO SOCIAL E AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NO PERÍODO DA DÉCADA DE 1980 AO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO.
2924 palavras
12 páginas
SUMÁRIO1- INTRODUÇÃO................................................................................................4
2 -DESENVOLVIMENTO....................................................................................5
3- CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................13
4- REFRÊNCIAS................................................................................................14
1. INTRODUÇÃO
O Serviço Social é uma profissão cujo processo de construção não aconteceu de forma contínua e linear, da sua gênese à sua trajetória sócio-histórico, possuem características complexas, que nem sempre são apreendida e compreendida pela sociedade e até mesmo dentro da própria categoria há apreensões divergentes quanto ao seu processo de transformação e atuação profissional.
No Brasil, pode-se dizer que o desenvolvimento de políticas públicas sociais, consubstanciando a luta pelos direitos dos cidadãos, como sujeitos possuidores de direitos, constitui uma preocupação recente dos governantes. A partir da abertura política, impulsionada pelo fim da Ditadura Militar em 1985, deu-se início a um esforço societário conjunto para a formação de um efetivo Estado Democrático de Direito, fruto de lutas populares, que contaram, inclusive, com a participação dos profissionais do Serviço Social no cenário político. Concomitantemente, é na década de 1980, a partir do Movimento de Reconceituação e da aproximação com a teoria marxista e, sobretudo, com a obra marxiana, que o Serviço Social ganhou maior visibilidade, ao configurar a prática profissional como trabalho profissional.
2. DESENVOLVIMENTO
Com a intensificação da Revolução Industrial, no final do século XIX e início do XX, verificou-se, na Europa, o agravamento da questão social, em decorrência do aumento gradativo da miséria, da pauperização e da contínua exploração dos