Serviço Social na Contemporaneidade
Livro: Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. Marilda V. Iamamoto.
Item 2 do capítulo II - O cenário atual e suas incidências na questão social (p. 112 – 123)
Padrão de acumulação capitalista – revolução tecnológica = profundas alterações na produção, gestão e serviços – amplia-se a competitividade, modificando-se as relações entre Estado e sociedade civil (padrões do consenso de Washington/89) = REFORMA DO ESTADO (raiz neoliberal).
Novas mediações históricas na questão social (gênese e expressões) e no seu enfrentamento = mudanças radicais na divisão social e técnica do trabalho, afetando as políticas sociais.
Para fazer frente a esse cenário = Projeto político profissional, materializado no Código de Ética Profissional, na Lei de Regulamentação (ambos de 1993) e nas Diretrizes Curriculares de 1996. Requisito básico = decifrar os determinantes e as múltiplas expressões da QS. Decifrar as desigualdades sociais e também as formas de resistência e rebeldia.
QS = enraizada na contradição – expressão do processo de produção e reprodução da vida social na sociedade burguesa. Apreender o processo social em sua totalidade contraditória, reproduzindo o movimento da realidade em suas dimensões universais, particulares e singulares.
Um dos aspectos centrais da QS hoje = ampliação do desemprego e da precarização das relações de trabalho (insegurança do T = insegurança no mercado de T, na renda, na contratação, na representação do T, na organização sindical e na defesa do T).
Predomínio do capital financeiro sobre o capital produtivo = compromisso das elites com as baixas taxas de inflação e não com o emprego e a produção.
Desemprego ocultado pela precariedade da inserção no mercado de trabalho – setor terciário.
Cenário do mercado de trabalho nos anos 90 = redução do emprego, racionalização da