Serviço Social na contemporainedade
823 palavras
4 páginas
Trabalho do assistente social na sociedade contemporâneaO serviço social atua na área das relações sociais, sua especificação esta ligada a objetividade de um profissional, que deve estar adequadamente, em estreita relação com seu objeto que é a questão social, com suas diversas expressões. A atuação deste profissional, é realizada através de organizações públicas e privadas, em diversos campos, como proteção social, educação, habitação, programas sócio educativos, gestão de pessoas, direitos humanos e mais diversas áreas...
O profissional que busca a inclusão social e participação das classes menos favorecidas, por meio de alternativas estratégicas de ação, deve conhecer a realidade em que atua, atuar com compromisso e ética.
Começo o assunto da atuação do assistente social na contemporaneidade, assinalando pontos históricos, como por exemplo a questão da igreja e sua forte influência, que foi quem iniciou a questão social no país entre 1930 e 1940, quando a sociedade era marcada de uma formada capitalista industrial e urbana.
Os primeiros assistentes sociais brasileiros, deu-se a partir da influência europeia, que tinha como base princípios messiânicos de salvar o corpo e a alma, fundamentada no propósito de servir o outro e que partir dos anos 40, teve sua atividade legitimada pelo estado.
Desde então a sociedade venho sofrendo inúmeras mudanças, de diversas maneiras e áreas,
Transformações que mudam também a atuação deste profissional, que tem como centro de trabalho a família, reconhecida com prioridade na situação atual e têm seus direitos protetivos assegurados como demonstra o Artigo 226 da constituição, endossadas no artigo 16 da declaração dos direitos humanos, reafirmando-se nas legislações da Assistência social - ECA e LOAS.
A família é o primeiro grupo social a qual pertecemos, a política Nacional De Assistência Social (PNAS) destaca a matriz dessa sociedade familiar, com ênfase no pressuposto de que, é