Serviço Social III
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL
SERVIÇO SOCIAL III
2ª AVALIAÇÃO
Prof.ª: MAVI RODRIGUES
Rio de Janeiro
2013
1. Disserte sobre a perspectiva da Renovação do Serviço Social brasileiro denominada por José Paulo Netto de Modernizadora:
A Perspectiva Modernizadora se manifesta no período entre 1965 a 1975, busca adequar o Serviço Social enquanto instrumento de intervenção, inserido no arsenal de técnicas sociais a serem operacionalizadas no marco das estratégias de desenvolvimento capitalista, as exigências postas pelos processos sociopolíticos emergentes no pós 64. Seu autor mais representativo foi José Lucena Dantas e teve como os documentos mais expressivos o documento de Araxá de 1967 e Teresópolis de 1970, realizados pelo CBISS e apresentados no Seminário de Teorização do Serviço Social. O que trouxe de “novo” em fase do passado profissional foi o referencial teórico metodológico neopositivista, o estrutural funcionalismo de Parsons e a ampliação na intervenção profissional. A perspectiva Modernizadora buscou modernizar o passado operando mudanças que não são estruturais. Ela não rompeu com o passado, porem trouxe novidades. Antes o Serviço Social se socorria do positivismo, com a Perspectiva Modernizadora, passa a se socorrer do estrutural funcionalismo.
2. Disserte sobre a perspectiva de Renovação do Serviço Social brasileiro denominada por José Paulo Netto Reatualização do Conservadorismo:
A Reatualização do Conservadorismo se expressou a partir do deslocamento da Perspectiva Modernizadora do centro de discussão e representação do Serviço Social, no período entre a segunda metade de 1970 e a primeira metade de 1980. Ela tenta deter a erosão do tradicionalismo profissional, mas ao mesmo tempo concorreu com a Perspectiva de Intenção de Ruptura. A perspectiva de Reatualização do Conservadorismo não