Serviço social Contemporaneo
Leonete Rabelo Silva Santos RA: 407125
Rosana Oliveira Santos da Silva RA: 424116
Rosane Leticia Sousa Neves RA: 415123
Suely Silva RA: 429983
ATPS – SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
São Luís/MA
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
ATPS – SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
Relatório apresentado pelas as alunas do Serviço Social I° semestre, à Universidade Anhanguera-Uniderp, para a obtenção parcial de nota da disciplina Serviço Social Contemporâneo, com a Profª Edilene Xavier Rocha Garcia.
São Luís/MA
2013
1. MUDANÇAS QUE OCORRERAM NA PROFISSÃO DO ASSISTENTE SOCIAL E A LIGAÇÃO DA PROFISSÃO COM AS QUESTÕES SOCIAIS.
Ao longo dos anos o CFESS, tem debatido quais são as reais competências e atribuições da profissão e os princípios e diretrizes do Projeto Ético Político Profissional, do assistente social.
É um dos dilemas tratados nesses debates, foi sobre as praticas terapêuticas no serviço social brasileiro. Este não é um debate desconhecido da categoria.
Desde 1996 são realizadas analises e reflexões, seja no âmbito do Conjunto CFESS/CRESS ou em seminários públicos e abertos, que vem abordando a temática.
Estes debates tiveram início em 1996 e seguiram-se nos anos seguintes. Aconteceram vários encontros nacionais no conjunto CFESS/CRESS, para tratar do aprofundamento do tema, que era a uso de praticas terapêutico pelo profissional de assistência social.
No Encontro Nacional CFESS/CRESS, de 2008: foi aprovada a seguinte deliberação 3 da COFI. “Elaborar Resolução pelo CFESS, com base no documento do CFESS e nos fundamentos teóricos e jurídicos, definindo que as praticas terapêuticos não são atribuições do assistente social.”
No encontro Nacional de 2009. CFESS/CRESS foi gerada a seguinte deliberação 2 na COFI. “Aprimorar a minuta de resolução que veda a utilização de