servidão moderna
EMMYLY ALVES TOFFOLO
2013202942
ENFERMAGEM
1- QUE TIPO DE EXPERIENCIA FAZ UM ENFERMO AO DESCOBRIR QUE ESTA COM UMA DOENÇA GRAVE? DESLOCAR-SE AO MUNDO INTERIOR DA PESSOA.
O primeiro momento é de desespero, ao receber a noticia. A pessoa deve-se perguntar: PORQUE ISSO ESTA ACONTECENDO COMIGO? Depois vem a revolta, revolta com Deus com a vida, tinham tantas pessoas para serem doentes e aconteceu logo comigo! Por fim uma força interior de sede de vitória, de querer vencer, de mostrar para todos que ninguém precisa ficar com pena, porque ele e forte, se tratará, fará o necessário, o possível e impossível, mas vencera a maldita doença. No caso de um paciente que chega ao estagio de Parckson que chegaram aqueles pacientes do filme, em minha opinião não tem o sentimento de vitória, porque a própria doença vai corroendo os sinais físicos do corpo que comanda isso. Então e como se realmente só o corpo da pessoa esta presente. Sua alma, seu espírito não estão mais ali. Porque ela não sente mais nada. E neurologicamente essa questão do que os pacientes sentem de verdade ou não neste estagio, seria uma boa pesquisa. Pois, assim o corpo de saúde, família, e amigos poderiam atuar de melhor forma a agrada-lo enquanto doente.
2- EXPLICITE A DIFERENÇA ENTRE VIVER E SOBREVIVER E VEGETAR.
Quando vivemos estamos cientes do que a nossa consciência quer, precisa dos nossos sentimentos. E fazemos de tudo para que isso aconteça. Como no filme quando Leonard no seu despertar começou a ter consciência dos seus sentimentos e queria tomar posse de suas ações, ou seja, ele queria agir por si mesmo, ter, fazer, realizar as suas próprias vontades. Isso é viver. Quando sobrevivemos estamos cientes do que a nossa consciência quer, precisa dos nossos sentimentos. Mas muitas vezes não fazemos o necessário para que isso aconteça, ou somos impedidos de fazer. Seja por barreiras físicas e em grande maioria dos casos a financeira. Muitas