servidor
1. INTRODUÇÃO
2 . CAI NA REAL
2.1 A EDIFICAÇÃO DA PALAVRA
2.1.1 A MANUTENÇAO DA REALIDADE
2.1.2 A PRENDIZAGEM DA REALIDADE
2.1.2.1 A REALIDADE CIENTÍFICACONCLUSÃO
REFLEXÕES
REFERÊNCIAS
1. Introdução
O que é realidade aborda o conceito realidade no primeiro momento parece ser óbvio. Porém o autor menciona que o óbvio pode ser mais difícil de ser percebido. A realidade é muito mais complexa do que ficar com “os pés no chão”, cai na real, vai muito mais além.
Neste primeiro capítulo do livro: O que é realidade do autor João Francisco Duarte Júnior. Resumidamente a realidade seria o solo, a terra, sendo que o sonho é o ar. Pode-se notar uma visão espacial, “os pés tem que ficar no chão”. Como se refere neste capítulo o óbvio é o mais difícil a ser percebido, deixemos de perceber o óbvio aquilo que está ao nosso redor.
Há várias realidades por exemplo um quadro a óleo composta de árvores, flores, enfim para um apreciador este quadro tem um valor inestimável, já para carregador de mobílias ele vê com outros olhos, sem apreço. É uma outra realidade.
Como água, nuvens, árvores, plantas são considerados elementos do “mundo físico” portanto há os fatos humanos, culturais e sociais. Tudo há uma realidade tais como: realidade de uma greve, de um golpe militar, do ensino pago, de eleições diretas ou indiretas. São inúmeros pontos de vista, consequentemente há inúmeras possibilidades do real se apresentar.
Toda construção humana seja na ciência, na arte, na filosofia ou na religião trabalham com o real. É questionar o sentido da vida humana, vida que dotada de uma consciência reflexiva , alterando a cada momento a face do planeta.
A realidade não é algo dado, olhos que capturam tudo como o espelho ou a câmera fotográfica que registram imagens. O homem não é