servico social
A desigualdade social é produto de uma diversidade de fatores e dentre elas a falta de investimento na educação. A escola é o espaço para a formação da cidadania e preparação para a profissionalização. O direito a educação implica em qualidade dos serviços prestados a população e em especial ao usuário da escola pública para o seu pleno desenvolvimento, conforme previsto pela Constituição Federal (1998), Lei de Diretrizes e Bases, Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90).
A contribuição do Serviço Social na área escolar consiste em identificar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam os processos que mais afligem o campo educacional no atual contexto, tais como: evasão escolar, o baixo rendimento escolar, sexualidade, violência doméstica e que precisam necessariamente de intervenção conjunta com educadores, psicólogos, dirigentes governamentais, possibilitando conseqüentemente uma ação mais efetiva. Demonstramos neste artigo que a questão social está presente na educação. Apresentamos o processo histórico para a implantação do Serviço Social na rede pública de ensinotratamos das possibilidades da ação do assistente social na rede pública de ensino.
A falta de qualidade na educação pública brasileira, onde há crianças na 5ª serie que não sabem ler e escrever; altos índices de repetência, defasagem série-idade; evasão escolar; baixa remuneração aos professores, falta de material didático e infra-estrutura, são alguns fatos que demonstram a falta de investimento na educação pública brasileira.
O texto de Almeida (2000, p. 161) aponta a criação na educação do processo de avaliação de resultados como estratégia de gerenciamento da política educacional, a implantação dos sistemas de avaliação da educação básica, ensino médio e superior, que servem de referência para ospara os