Servi O Social Em Recursos Humanos Trabalho
INTRODUÇÃO
O presente projeto corrobora para melhor compreensão a respeito da importância da atuação profissional em Serviço Social nas empresas, responsável pela garantia de direitos, contribuindo para o enfrentamento das problemáticas relacionadas a falta de respeito em relação as leis trabalhistas e propor melhorias na estrutura empresarial e nos requisitos relacionados a sustentabilidade.
Iniciaremos falando um pouco sobre o conceito de empresa, que é definida como uma unidade econômica, composta por elementos humanos, materiais e técnicos, onde seu maior objetivo é adquirir utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços.
Segundo Seixas 2007 p. 56 O serviço social é uma profissão intrinsecamente determinada pelas condições sociais em que se realiza, atendendo contraditoriamente as demandas da empresa e do trabalho; sua particularidade, nos setores geridos pelo capital, sempre constituiu na busca de respostas mediadoras para a situação de conflito. E o exercício profissional do Assistente Social é atuar nesta contradição capital /trabalho no modo de produção capitalista. É um movimento contraditório, pois, ao mesmo tempo que permite a reprodução e a continuidade da sociedade de classe, cria as possibilidades de transformação.
Sendo assim podemos dizer que em muitas empresas o Assistente Social é convocado como mediador para criar novas ideias, novas formas de controle de trabalho, o que significa que nas empresas a pratica profissional está relacionada com as mudanças nas modalidades da força de trabalho.
Justificativa
Em decorrência dos problemas enfrentados nas empresas, alguns até dificilmente de impedir, pois eram graves lutas entre patrão e funcionário, isso foi um dos ponta pés principais para o Serviço Social ganhar terreno nessa área. No entanto com o passar do