SERVI O SOCIAL 8 SEMESTRE
DESENVOLVIMENTO LOCAL E TERRITORIALIZAÇÃO
INTRODUÇÃO
O Tema desenvolvimento Local e territorialização esta ligada a forma como o Estado atua no espaço nacional, ou seja, como articulam as decisões publicas em todas as escalas de organização administrativa.
Significa programar ações em territórios ou microrregiões que permitam a ativa participação do cidadão, o efetivo controle social sobre a gestão pública através do fortalecimento da sociedade civil e o empedramento de grupos sociais antes marginalizados nas esferas de tomada de decisão.
O desenvolvimento deve ser entendido levando-se em conta os aspectos locais, aspectos estes que têm significado em um território específico. O global passa a ter sua importância associada ao local e vice e versa, já que um está em constante mudança por conta das interferências do outro.
DESENVOLVIMENTO LOCAL
O Desenvolvimento local ele é constituído pelos cidadões, que por meio das organização tem acesso aos direitos civis, a educação, oportunidades de trabalho e de obter uma renda, concluindo e um processo de mudanças e conquistas que não ocorrem ao curto prazo.
Promover o desenvolvimento local significa implementar ações em territórios ou em pequenas regiões, que permita a ativa participação do cidadão, o efetivo controle social sobre a gestão publica através do fortalecimento da sociedade. Ele deve ser entendido levando-se em conta os aspectos locais, aspectos estes que tem significado em um território especifico.
Implica em articular entre os diversos atores e esfera de poder, seja ela sociedade civil, as organizações não governamentais, instituições privadas e políticas do próprio governo.
Para Melhorar o desenvolvimento de uma sociedade é necessário o estudo de um instituto chamado cultura, que se caracteriza como um “ conjunto de atividades e crenças que uma comunidade adota para enfrentar os problemas imposto pelo meio ambiente. Cultura é abrangida por diferentes aspectos da vida, como