Pesquisa de Hist ria Campo de Auschwitz
Auschwitz-Birkenau é o nome de um grupo de campos de concentração localizados no sul da Polônia, símbolos do Holocausto perpetrado pelo nazismo. A partir de 1940 o governo alemão comandado por Adolf Hitler construiu vários campos de concentração e um campo de extermínio nesta área, então na Polônia ocupada. Houve três campos principais e trinta e nove campos auxiliares.
Os campos localizavam-se no território dos municípios de Auschwitz e Birkenau, na Polônia.
O campo era dividido em 3 campos principais e 39 auxiliares. O três principais:
Auschwitz I - Campo de concentração original que servia de centro administrativo para todo o complexo. Neste campo morreram perto de 70.000 intelectuais polacos e prisioneiros de guerra soviéticos.
Auschwitz II (Birkenau) - Era um campo de extermínio onde morreram aproximadamente um milhão de judeus e perto de 19.000 ciganos.
Auschwitz III (Monowitz) - Foi utilizado como campo de trabalho escravo para a empresa IG Farben.
Em Auschwitz I, inicialmente, o campo foi utilizado para internar membros da resistência e intelectuais poloneses, mais adiante foram levados para lá também prisioneiros de guerra da União Soviética, prisioneiros comuns alemães, elementos antissociais e homossexuais. No primeiro momento chegaram também prisioneiros judeus. Geralmente o campo abrigava entre treze e dezesseis mil prisioneiros, alcançando a quantidade de vinte mil em 1942.
Os presos eram identificados nos campos de concentração através de números que eram tatuados em seus braços.
O tratamento nos campos era horrível, faziam trabalho forçado exaustivamente sem ter direito a reclamar ou pedir comida, suas refeições era escassas e em pouca quantidade, caso algum prisioneiro não fosse encontrado todos os prisioneiros de um bloco eram obrigados a ficar em fila até descobrirem o que aconteceu com o prisioneiro desaparecido.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Auschwitz-Birkenau