Serra Pelada
A terra de ninguém é o cenário da Serra Pelada. Local ao Sul do Pará onde no início da década de 1980 foi encontrada uma enorme quantidade de ouro. “A maior concentração de mão de obra desde as pirâmides de Egito”, no entanto, como todos os que traçam o caminho do garimpo, não vai em busca de erguer nenhuma maravilha que não seja a própria vida. Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produto sem nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas está longe de nossos olhos. História das Coisas é um documentário de 20 minutos, direito, passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo.
História das coisas revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.
As duas publicações ganham contornos de metáfora socialismo x capitalismo, dentro de uma cartilha óbvia. A concentração de domínio nas mãos de poucos, é caracterizada pelo capitalismo, no qual o meio de produção é de poucos, é caracterizada pelo capitalismo, no qual o meio de produção e exploração se concentra atualmente em propriedade privada. Outro favor que ganha destaque, é a questão do “Sustentável”. Existem processos que garantem que a extração de ouro livre de produtos químicos que contaminam a terra e prejudicam a saúde dos mineiros, incluindo substancias toxicas tradicionalmente utilizadas no processo, como mercúrio e cianureto. O consumo mundial de recursos naturais, pode triplicar até 2050 e causar um catastrófico impacto sobre o ambiente, alerta um relatório divulgado pela ONU, que pede aos países que ajam com rapidez para evita-lo. E o capitalismo, que tem na indústria a sua