Treinamento de Operadores
Pós-Graduação em Administração da Produção
Disciplina - Métodos e Técnicas de Treinamento
Professor - Jaiter Ribeiro Garcia
Aluno - Eduardo Lulai Ferreira
Assunto - Plano de aula
Treinamento de Operadores
1. Considerações iniciais
Esta apresentação tem por finalidade relatar experiências pessoais no treinamento de operadores de máquinas automáticas programáveis, baseado em atitudes e métodos aprimorados pela prática diária dentro de uma escola modelo da rede XYZW e dentro de uma empresa que usa este tipo de equipamento como base de trabalho ((Empresa X)).
Assim, não existe aqui nenhuma intenção de ditar normas de como treinar pessoas ou de criar padrões ideais de trabalho nos setores produtivos de empresas, mas de ajudar à abrir espaço para discussão e análise de um assunto que é e será vital para o crescimento futuro das empresas - o treinamento de seu pessoal de chão-de-fábrica.
É preciso ficar claro que o enfoque deste trabalho diz respeito à produção de bens na indústria metalúrgica de transformação.
2. Discrição da complexidade do trabalho
2.1 A máquina automática programável - CNC (Controle Numérico Computadorizado).
Antes de começar a explanação do assunto é necessário que se tenha uma idéia do tipo de máquina para a qual se destina o treinamento de operadores.
O que é Controle Numérico Computadorizado?
O Controle Numérico Computadorizado é considerado com um meio extremamente versátil de operação automática de máquinas, através da introdução de valores numéricos previamente armazenados (Hard Disks, CdRom, Disquetes, PenDrives, Redes, etc).
Enquanto que nas máquinas automáticas tradicionais, a precisão de funcionamento está intimamente ligada à precisão de componentes mecânicos, batentes e outros elementos eletromecânicos, o CNC é um meio eletrônico de controle automático e é geralmente mais preciso do