Serra de fita
O projeto partiu da necessidade de evitar desperdício de madeiras com cortes precisos e pela dificuldade de transportar uma serra, então foi decidido criar uma serra de bancada de pequeno porte.
Tendo em vista uma maior segurança e conforto para as pessoas do que outras serras têm a oferecer e por ocuparem um menor espaço, Visando também seu baixo custo de peças. Neste projeto foi possível aplicar todo o conteúdo adquirido no decorrer do curso e compartilhar conhecimentos individuais de cada integrante do projeto.
Esse projeto foi realizado inteiramente pelos integrantes do grupo, desde o processo de cálculos e pesquisa até a montagem do projeto.
Durante o processo da pesquisa de materiais escolhemos peças de boa qualidade tornando assim o projeto mais seguro.
Para a elaboração do projeto, seguimos um cronograma de trabalho para nos auxiliar durante todas as etapas do processo que constituiu-se basicamente da criação de uma bancada, aclopando-se a ele um sistema elétrico, motor, correias, polias e serra.
Em seqüência, descreveremos passo a passo o processo de desenvolvimento da serra de bancada, iniciando pelas normas exigidas pelo projeto.
HISTORIA DA SERRA
Em 1777, o pouco conhecido chamado de Samuel Monteiro de Southampton, Inglaterra, que obteve uma patente para um moinho de vento da serra. No entanto explicações para este mencionam apenas a forma da via incidental provavelmente indicando que não foi sua intenção.
Mas em 1813 uma solteirona chamada Tabitha Babbit, inventou a primeira serra circular usada em um moinho de vento. Ela observou que a serra desperdiçava a metade do seu movimento e a facilidade de trabalho adquirindo pelos serradores em sua comunidade.
DESENVOLVIMENTO
Primeiramente pesquisamos o preço do material a ser usado e a qualidade do material. Logo em seguida começamos a realizar um memorial de cálculos tais como diâmetro da polia e o diâmetro do eixo, perfil da correia e os momentos torçores.