Serpentes Pe Onhentas

433 palavras 2 páginas
Serpentes Peçonhentas
Cobras Peçonhentas são aquelas que representam risco de acidentes pela picada, e cujo veneno, ocasiona diversos sintomas que podem conduzir à morte caso não haja tratamento específico adequado. Geralmente o veneno fica em uma glândula acima da cabeça. As cobras peçonhentas têm dentes especiais que são ligados a esta glândula. Quando a cobra vai atacar, flexiona seus músculos e o veneno vai para a ponta dos dentes. Quando a cobra morde, o veneno entra em contato com a corrente sanguínea de sua vítima.
Em caso de picada de Serpente deve-se buscar socorro médico imediatamente, a vítima deve ser levada para o hospital ou posto de saúde para ser tratada com Soro Autiofídico que é o medicamento utilizado para tratar mordidas de cobras venenosas e é obtido à partir de anticorpos do sangue do cavalo.
Veja abaixo como é produzido o Soro Antiofídico:
É produzido a partir do próprio veneno da cobra. Esse soro tem vários passos para que seja produzido:
- Extrair o veneno da cobra, pressionando a glândula de veneno.
- Ressecar o veneno para ele ficar concentrado.
- Diluí-lo em pouca água e injetá-lo em um cavalo.
Após 40 dias, é retirado sangue do cavalo, a fim de obter o plasma do qual, através de centrifugação, são separados os anticorpos.
O processo de retirada do veneno é demorado, porém salva muitas vidas.
Alguns tipos de Serpentes Peçonhentas
Cascavel (Crotalus Durissus) – Serpente peçonhenta que habita áreas abertas como campos e cerrados. É vivípara e se caracteriza por possuir um chocalho na ponta da cauda, formado por diversos guizos. Coral Verdadeira (Micrurus sp) – São Serpentes Peçonhentas, normalmente pequenas e de colorido vistoso, com anéis vermelhos, pretos e brancos ou amarelos em sequências diversas. Possuem hábitos fossoriais (vivem embaixo da terra) e são ovíparas.
Jararaca ( Bothrops Jararaca) – Serpente Peçonhenta que pertencente ao grupo que mais causa acidentes no Brasil. Vive em matas, porém se adapta muito bem as áreas

Relacionados

  • Serpentes pe onhentas e n o pe onhentas
    1042 palavras | 5 páginas