Sermaõ da Sexagésima
ESTUDO DIRIGIDO DO “SERMÃO DA SEXAGÉSIMA”
Questão 01
Em que lugar e para quem Padre Antônio Vieira proferiu o Sermão da Sexagésima?
O Sermão da Sexagésima foi proferido na Capela real de Lisboa em março de 1655, para católicos da nobreza portuguesa da época.
Questão 02
Pesquise por que o Sermão da Sexagésima recebeu esse nome.
Sexagésima significa, em termos de liturgia, a segunda dominga do período litúrgico que antecede a Quaresma, ou seja, o domingo que vem quinze dias antes do primeiro domingo da Quaresma e que é, aproximadamente, o sexagésimo dia antes da Páscoa. Quaresma refere-se ao espaço de quarenta dias de jejum, que vão de Quarta-Feira de Cinzas inclusive, até ao domingo de Páscoa, inclusive. E a Páscoa é, para os judeus, a principal festa religiosa e, para os cristãos, a festa da Ressurreição de Jesus Cristo. O título deste sermão do Padre António Vieira não se refere ao assunto tratado, pelo menos aparentemente, mas à ocasião em que foi proferido e exposto.
Questão 03
Qual é o tema e motivo deste sermão?
O tema do sermão é “A parábola do semeador”, tirada do Evangelho de São Lucas (Sement est verbum dei = A semente é a palavra de Deus). O motivo deste sermão é a má pregação dos padres, e o porque da mesma estar surtindo pouco efeito entre os cristãos.
Questão 04
Na primeira parte do Sermão, Padre Antônio Vieira faz comparações entre a maneira de pregar de duas ordens religiosas os jesuítas e os dominicanos. O que ele pretende com isso?
Padre Antônio Vieira pretende demonstrar que a maneira de determinada ordem de pregar, está errada. Pode-se observar como uma crítica conceptista (jesuíta) à oratória cultista (dominicana).
Questão 05
O assunto que será tratado pelo sermão é apresentado sobre forma de questionamento. Qual é o questionamento que se faz?
O questionamento que o Padre Antônio Vieira faz é o por que de haver tão poucos frutos da palavra de Deus, se ela é tida como poderosa e eficaz.