serialização
A narrativa seriada televisiva: O seriado Mandrake produzido para a TV a cabo
HBO.
Lílian Fontes Moreira1
Resumo
O presente artigo pretende abordar a investigação que se baseia na construção de um seriado produzido exclusivamente para uma TV a cabo, mais especificamente a
HBO, baseado num personagem da literatura brasileira que surgiu na década de 60, o personagem Mandrake criado pelo escritor Rubem Fonseca. Faremos, portanto, um trajeto abordando a televisão como dispositivo audiovisual, seu papel na sociedade contemporânea, as questões relativas à recepção e as características da narrativa seriada aplicadas ao seriado em estudo.
Palavras-chave
Televisão, recepção televisiva, narrativa seriada.
Abstract
This article intend to approach the investigation about the construction of a serial story product exclusively to a cable TV, HBO, based in a character of Brazilian literature who emerge in sixties, the character Mandrake created by Rubem Fonseca.
We will do, hence, a way accost the television how a dispositif audiovisual, your role in the contemporary society, the matter relatives a reception and the characteristics of serial narrative apply to the serial in study.
Keys word
Television, reception televise, serial narrative
1
Escritora, com mestrado em Comunicação e Cultura, UFRJ. Participação e publicação nos anais de
Congressos da Intercom (2005/2006/2007), publicação na revista Brasil-Brazil nº29.Workshop na Brown
University/ EUA. Seis livros publicados, mais participação em 9 coletâneas. Atualmente, cursando o doutorado em Comunicação-ECO-UFRJ. E-mail – lilianfontes@terra.com.br.
Ciberlegenda
out/2007
2
1 - Sobre a Televisão
Desde seu surgimento na metade do século XX, a televisão se valeu de inúmeras teorias estéticas e sociológicas, desde o modelo de Adorno, que a considerava de natureza “má”, ao modelo mchulaniano que a considerava de natureza “boa”, não importando o conteúdo apresentado em suas