Protocolos baseados em Timestamp
Protocolos baseados em timestamp
Professor: JM
Acadêmico∗ : WBA
Setembro de 2014
Resumo
Estudando métodos de serializar e resolver as concorrências entre requisições de clientes sgdb, dentre os vários métodos, os baseados em Timestamp tem uma função importante na tarefa de manter a integridade dos dados evitando a degradação dos dados por meio de atualizações equivocadas ou entrada em Deadlock infinito.
Onde são atribuídos um identificador único para cada transação, o que possibilita a identificação e solução de conflitos.
Palavras-chaves: sgdb. Timestamp. Protocolo.
Introdução
Imaginando uma situação onde temos um serviço publicado para web, inúmeros acessos às vezes de forma simultânea, em algum momento pode ocorrer uma concorrência por um dado. . . nesse viés existem inúmeras opções nos sistemas de sgdb modernos, que tratam as concorrências e serializam as demandas, entretanto, vamos tratar apenas de uma pequena porção neste artigo os protocolos baseados em carimbo de tempo Timestamp.
Como manter a integridade e resolver possíveis conflitos nas solicitações? Em que situações o Timestamp fará a diferença?
∗
e-mail:welyqrson@gmail.com – skype:wba_amaral
1
Protocolos com Base em Timestamp
Em casos onde os acessos aos dados são realizados apenas um por vez, ou seja, todo tratamento ao item de dado é realizado apenas por uma única transação, torna a vida do sgdb e é claro do mantenedor de serviços banco bem simples, entretanto, esta realidade apresentada é quase impossível de ser vivida nos dias de atuais, multiconexões acessos dos mais variados consumindo uma enormidade de serviços, então a necessidade de prover meios precisos para o controle de concorrências e disputas por estes itens de dados, segundo Silberschatz, Korth e Sudarshan (1999) é dada através de um bloqueio item de dado. (. . . ) a ordem entre cada par de transações conflitantes é determinada durante a execução do primeiro bloqueio