Sergio Buarque de Holanda
Introdução
O trabalho a ser apresentado, é sobre a vida e as obras de Sérgio Buarque de Holanda, um dos mais importantes historiadores brasileiros, além de crítico literário e jornalista.
Biografia
A família e a infância
Pai de Sérgio Buarque de Holanda, Christovam Buarque de Holanda, pernambucano, veio jovem para o Rio de Janeiro e principiou o curso de medicina, esse não terminado. A convite de Cesário Motta transferiu-se para São Paulo, a fim de trabalhar no Serviço Sanitário do Estado. Foi um dos fundadores da Escola de Farmácia e Odontologia, onde lecionou Botânica. Como diretor do Almoxarifado do Serviço Sanitário (Laboratório do Estado), aposentou-se em 1922 e faleceu, no Rio, em 1932.
Mãe de Sérgio Buarque de Holanda, Heloísa Gonçalves Moreira Buarque de Holanda, nascida em Niterói, ficou órfã ainda pequena, sendo então criada pelos padrinhos que residiam em São Paulo. Em 1901 casou-se. Faleceu no Rio, em 1957.
Além de Sérgio, o casal teve outro filho (Jaime) e uma filha (Cecília)
Sérgio nasceu a 11 de julho de 1902, em São Paulo, à Rua São Joaquim, no bairro da Liberdade. Durante a primeira infância morou também à Rua Ipiranga, Rua Maria Antonia e rua Helvetia. Em seguida na Rua Piauí, de onde guarda boas e numerosas recordações e, finalmente, na Av. Angélica, pouco antes de mudar-se para o Rio.
Estudos
A primeira escola foi o Jardim de Infância do Colégio Progresso Brasileiro, no Largo dos Guaianazes, uma escola americana dirigida por Mrs. Bagby. As reminiscências tornaram-se meio confusas: um jardim espaçoso cheio de árvores, meninos e meninas brincando juntos, o carro grande puxado a cavalo que levava e trazia a criançada.
Os estudos primários foram feitos na Escola Modelo Caetano de Campos, na Praça da República. Professores e alunos dessa fase não deixaram grande marca mas lembra-se, por exemplo, do colega Estevam de Almeida Prado.
A maior parte do ginásio foi cursada no S. Bento, além de um semestre no Arquidiocesano,