Sergio buarque de holanda- características do brasileiro e raízes do brasil
Sergio Buarque de Holanda, um dos mais importantes historiadores do Brasil, nasceu em 1902 e faleceu em 1982. Foi também jornalista e critico literário, e viveu uma intensa vida intelectual, sendo considerado como um dos “explicadores do Brasil”.
Por meio de suas obras, ele tentava explicar ao povo brasileiro um pouco mais sobre as origens do país. Nelas podemos identificar influencia do pensador alemão Max Weber, considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia.
Em sua obra “Raizes do Brasil” de 1936, o historiador deixa claro a sua busca por uma identidade de acordo com as nossas raizes brasileiras, rompendo com o passado e as influencias portuguesas, trazidas por nossos colonizadores. Considerava os portugueses preguiçosos e tinha muitas queixas sobre a falta de organização, a má vontade com a criação de politicas publica, e até mesmo que sua adaptação ao país, se tratava apenas de preguiça e falta de capacidade de impor sua vontade através do trabalho. Além do fato dos colonizadores quererem as recompensas sem esforços, tirando proveito dos esforços alheios para seu conforto e afirmação de superioridade.
Sergio Buarque cita em sua obra a falta de planejamento dos colonizadores, que somente após ter encontrado ouro no país, decidem explorar todas as riquezas e utilizar sua mão de obra. As vilas e cidades vão sendo criadas conforme necessidade, sem planejamento algum, seguindo o curso dos rios e minas. O que se reflete até hoje nos grandes centros urbanos que sofrem um crescimento acelerado e sem qualquer planejamento para atender as suas necessidades.
Holanda, tem um certo desprezo pelos métodos utilizados pelos colonizadores portugueses, ainda mais comparando com os utilizados pelos espanhóis,por encontrarem sociedades com estruturas mais complexas, tiveram que implantar com mais firmeza e controle, ao invés de somente extrair as riquezas sem qualquer plano de