Seres vivos
Avaliação e Planejamento
Planejamento de Ensino
Turma: 2º ano do EF
Total de alunos: 20
Conteúdo a ser trabalhado: Os seres vivos
Disciplina: Ciências
Método: Apresentar aos alunos as adaptações evolutivas que diferenciam as aves dos outros animais e conduzir um trabalho de campo em que os alunos identifiquem exemplares nacionais e outras espécies.
Mostrar através de computadores com acesso a internet, projetor de imagens para mostrar o aplicativo e também de livros ilustrado os diferentes tipos de aves.
Conversar com a equipe de gestão para viabilizar a saída com os alunos, á realização do estudo em locais fora da escola sempre é muito enriquecedora para os estudantes, não precisa sair para locais muitos distantes. Um parque já é suficiente para essa observação. Principalmente porque algumas espécies são velhas conhecidas, como os pardais, que pensam que são brasileiros, mas na realidade eles vieram do Oriente Médio. Ao retornarem do passeio propor aos alunos que fiquem em duplas e que façam comentários sobre o assunto abordado.
Fazer uma apresentação sobre o tema abordado em sala de aula, discutir com o lúdico sobre o assunto e verificar o que cada dupla apresentou de mais importante nos seus pontos de vistas.
Objetivos: Quais são as espécies realmente nacionais? Será que hoje podemos identificar no nosso dia a dia os exemplares originários do Brasil? Nem todos os animais que vimos voando por aqui são originários do nosso país. O que acontece quando uma espécie estrangeira migra para outro lugar?
Todas as aves possuem penas, mas nem todas voam, como é o caso do pinguim, do avestruz e da ema.
As aves possuem adaptações para diminuir o peso do corpo e facilitar o voo. A eliminação do ácido úrico, produto da excreção, junto com as fezes é outro fator. Há que se destacar também a aerodinâmica do corpo das aves. O osso esterno em forma de quilha diminui a resistência com o ar e facilita o voo. E as asas permitem regular a